terça-feira, agosto 29, 2006

A Morte

Nunca me tinha morrido ninguém próximo e achava que, quando isso acontecesse, ia ser forte e ia lidar com isso como se fosse uma coisa normal, do dia-a-dia. E é, mas afinal não sei lidar muito com isso, como acontece com a maioria das pessoas, penso eu.
Na semana passada, morreu um tio meu. Não eramos muito próximos, viamo-nos muito poucas vezes, mas gostava dele e acho que ele também gostava de mim, apesar de ter-mos falado pouco. Eu sempre fui muito tímida, muito mais na infãncia, que foi quando estive mais tempo com ele.
Há uns meses para cá, todos soubemos que ele tinha cancro. Lutou até ao fim. Foi uma semana horrível, o médico já tinha dito que nem valia a pena ele voltar para o hospital. Cada vez que tocava o telefone, os nossos corações palpitavam mais forte, tinhamos medo da verdade. Até que houve um dia em que a notícia por que esperavamos, infelizmente, surgiu.
A missa e o funeral são impossíveis de descrever, como calculam. Foi, sem dúvida, a pior manhã da minha vida.
Dias antes, tinha tido outra notícia assim, a avó de um grande amigo meu tinha morrido. Tu sabes que partilho essa dor contigo, sempre gostei da tua avó.
Bia e Tio, descansem em paz! Até sempre!

terça-feira, agosto 15, 2006

Lá vou eu outras vez!...

Desta vez por mais tempo.
Até breve e boas férias! :)

quarta-feira, agosto 09, 2006

Contos de Praia (II)

"Sou um jovem que passa os dias enfiado no quarto, em frente ao computador ou à televisão. Podem chamar-me viciado, mas quando o tempo lá fora está cinzento, não me apetece sair. As únicas vezes que saio de casa, espontâneamente, é para ir à praia.
Toda a gente sabe que a praia transmite tranquilidade, paz e nos mostra o que a natureza tem melhor, mas não é só isso, faz-me ser melhor pessoa e dá-me inspiração. Quando vou para a praia, levo o meu material de pintura e estou ali horas a pintar a paisagem que os meus olhos vêem. Pode ser o horizonte, uma gaivota no seu ninho, um barco à vela ou, simplesmente, uma pessoa.
Há alguns meses, estava eu na praia, em busca de alguma coisa que me suscitasse alguma inspiração, quando me deparo com uma bela rapariga de olhos claros e pele morena. Podia ser só mais uma rapariga na praia, de bikini azul, mas não, para mim aquela rapariga era especial e não me perguntem porquê, a isso não sei responder.
Decidi pintá-la, mas ela acabou por ver o que eu estava a fazer e veio ter comigo.
- Olá, reparei que tens estado a olhar para mim, ao mesmo tempo que pintas, por acaso não me estás a pintar, pois não?! - disse-me ela, enquanto eu corava.
- Hummm...olá...bem, eu...costumo vir aqui muitas vezes e trago sempre o meu material de pintura... - disse eu envergonhado com toda aquela situação.
- Posso ver? - perguntou ela ao mesmo tempo em que se punha atrás de mim para tentar ver.
- Não está muito bem...eu ainda não acabei...e... - disse eu atrapalhado, mas ela tirou-me o retrato das mãos e sorriu.
- Uau! Que gira que eu estou! és um grande pintor, sabias? Devias ter os teus trabalhos expostos nalguma galeria, algum museu ou qualquer coisa do género.
- Obrigado, mas não sou assim tão bom como dizes, sou amador. Faço isto porque gosto e tu és bem mais bonita ao vivo. - (nem sei como fui capaz de a elogiar, geralmente sou muito tímido nestas coisas)
- Aprende a dar valor a ti próprio e não sejas tão exagerado quando falas sobre mim. - disse ela sorrindo e com tom irónico.
Quando lhe ia perguntar como se chamava, as amigas chamaram-na insistentemente e ela apressou-se em ir embora.
- Tenho de ir, as minhas amigas estão a chamar-me. Não vivemos aqui perto, ainda temos de apanhar o autocarro. Bem, já não devo voltar mais a esta praia, aliás, foi a primeira vez que aqui estive. Secalhar não nos vamos falar mais... Obrigado por te teres lembrado de me pintar e pelos elogios. Vou-me lembrar sempre de ti. O rapaz que me pintou na praia (risos).
E depressa se afastou, a correr para junto das amigas...e foi-se embora. Não me deixou despedir dela, não me disse o seu nome...fiquei apenas com o seu retrado pintado a aquarela, para me lembrar sempre!
Gostaria de a voltar a ver, pelo menos para saber o seu nome. Sei que vai ser muito difícil, só se o destino deixar!"

segunda-feira, agosto 07, 2006

De volta!

Voltei, plo menos durante uma semana e qualquer coisa :P
O Algarve tava bonzinho, calor, praia, ouvir falar inglês a maior parte do dia e ver 1 português a cada 10 pessoas.
Aproveitei e fui ao FIESA 2006, este ano o tema é Mitologias. É fantástico, se puderem aproveitem as férias para ir, até dia 20 de Setembro! ;)
Ontem o meu afilhado fez 1 aninho, passou depressa!! :) Está crescido!